Avaliar para Aprender

 

Somos, há mais de 20 anos, o organismo responsável pela avaliação externa em Portugal.

Desde 2014, ano em que Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (IAVE), sucedeu ao Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), somos um instituto público de regime especial dotado de autonomia pedagógica, científica, administrativa e financeira, ao qual se reconhece, por lei, independência técnica e profissional no exercício das suas funções.

Somos parceiros dos serviços e organismos do Ministério da Educação cuja atividade se relaciona com o ensino e com a formação profissional de docentes.

Regemos a nossa atuação por princípios de imparcialidade, de transparência e de rigor técnico e científico, respeitando a política educativa vigente.

São órgãos do IAVE o Conselho Diretivo, o Conselho Geral, o Conselho Científico e o Fiscal Único. 

A organização interna do IAVE está representada no respetivo organograma

 

O QUE NOS MOTIVA?

A principal finalidade do nosso trabalho é promover a contínua melhoria do sistema educativo, contribuindo para a sua qualidade, eficácia e eficiência.

Queremos promover a inovação e a modernização tecnológica na gestão administrativa, na formação de professores, na conceção, aplicação e classificação dos  instrumentos  de  avaliação  e  no  tratamento e partilha da informação gerada pela análise dos resultados da avaliação.

Queremos avaliar para conhecer e para dar a conhecer; queremos aprender a fazer melhor e ajudar a aprender.

O nosso lema é Avaliar para Aprender.

O QUE FAZEMOS? Saiba mais