A Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG) apresenta o seu IX Congresso Nacional, que decorrerá sábado e domingo, 27 e 28 de abril de 2019, em Coimbra.

"Em tempos em que a temática da sustentabilidade ganha protagonismo mediático quotidianamente e em que nos vamos questionando acerca dos limites da “nossa casa comum”, pretendemos desenvolver múltiplos olhares acerca da temática: “Sustentabilidade na Terra”.

Com um painel internacional de oradores que muito nos honra, assim como com um leque temático da maior relevância e atualidade, contamos reunir, à semelhança do que vem sendo já tradição, um número significativo de associados, amigos e interessados oriundos das diferentes regiões do País."

Saber mais

Encontram-se abertas as inscrições para as ações de formação «Avaliar para aprender: formação de classificadores em critérios e procedimentos de avaliação da expressão oral nas línguas estrangeiras» e «Avaliar para aprender: a supervisão e a avaliação externa das aprendizagens de História e de Geografia no 8º ano do ensino básico».

Consulte aqui.

O desempenho dos alunos é influenciado por diferentes fatores. O IAVE, na FOLHA inaugural sobre avaliação das aprendizagens destaca as características do contexto familiar que têm maior influência no desempenho dos alunos em matemática e em ciências. Disponível em FOLHA 1 - Contextos Familiares que Facilitam as Aprendizagens.

No âmbito dos estudos PIRLS e ePIRLS 2016 são apresentados resultados nacionais e internacionais de acordo com as finalidades e os processos de compreensão da leitura que estão disponíveis em Literacia de Leitura.

Algumas das unidades de avaliação, utilizadas em ciclos anteriores deste estudo e que entretanto foram disponibilizadas ao público pelo consórcio internacional responsável, podem ser consultadas em PIRLS 2016 – unidades de avaliação.

 

Alunos portugueses realizam teste internacional de avaliação em matemática e ciências

 

Cerca de dez mil alunos do 4.º ano de escolaridade, de uma amostra representativa de escolas de todo o país, realizam entre dia 23 de abril e 31 de maio, o estudo internacional TIMSS - Trends in International Mathematics and Science Study.

O TIMSS é uma avaliação internacional, da IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement), que se realiza de quatro em quatro anos, com a finalidade de gerar informação sobre o desempenho dos alunos e sobre os contextos em que estes aprendem.