O que é o ICILS?

International Computer and Information Literacy Study (ICILS) é um projeto de avaliação internacional, promovido pela IEA.

Portugal participa neste estudo, pela primeira vez, em 2018.

Com o ICILS, pretende-se:

  • avaliar a literacia digital e de informação em jovens com idades entre 13 e 14 anos, e a forma como desenvolvem os conhecimentos e as competências no âmbito dessa literacia, fundamentais à cidadania plena nas sociedades contemporâneas;
  • saber até que ponto estão os jovens de todo o mundo preparados para estudar, viver e trabalhar na era digital. 

A primeira edição deste estudo, no qual participaram 21 países, teve lugar em 2013.


 O que avalia o ICILS 2018?

O ICILS avalia em que medida os jovens, a frequentar o 8.º ano de escolaridade (e com idades entre 13 e 14 anos), conseguem recolher, gerir, avaliar e partilhar informação em formato digital, combinando a literacia digital com o pensamento crítico, as competências técnicas e as competências de comunicação, recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) num conjunto vasto de contextos pessoais e sociais, bem como a utilização segura e responsável da informação em formato digital e das TIC.

Paralelamente, o ICILS recolhe informação sociodemográfica e educacional dos alunos, dos professores e das escolas sobre o uso das TIC, informação relativamente à adaptação dos curricula ao ensino e à aprendizagem na era digital e ao modo como os curricula influenciam o desenvolvimento da literacia digital nos jovens.


Onde posso obter mais informações sobre o ICILS 2018?

Pode consultar:

Pode ainda colocar as suas questões ao IAVE através do seguinte endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.