O que é o ICILS?
O International Computer and Information Literacy Study (ICILS) é um projeto de avaliação internacional, promovido pela IEA.
Portugal participa neste estudo, pela primeira vez, em 2018.
Com o ICILS, pretende-se:
- avaliar a literacia digital e de informação em jovens com idades entre 13 e 14 anos, e a forma como desenvolvem os conhecimentos e as competências no âmbito dessa literacia, fundamentais à cidadania plena nas sociedades contemporâneas;
- saber até que ponto estão os jovens de todo o mundo preparados para estudar, viver e trabalhar na era digital.
A primeira edição deste estudo, no qual participaram 21 países, teve lugar em 2013.
O que avalia o ICILS 2018?
O ICILS avalia em que medida os jovens, a frequentar o 8.º ano de escolaridade (e com idades entre 13 e 14 anos), conseguem recolher, gerir, avaliar e partilhar informação em formato digital, combinando a literacia digital com o pensamento crítico, as competências técnicas e as competências de comunicação, recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) num conjunto vasto de contextos pessoais e sociais, bem como a utilização segura e responsável da informação em formato digital e das TIC.
Paralelamente, o ICILS recolhe informação sociodemográfica e educacional dos alunos, dos professores e das escolas sobre o uso das TIC, informação relativamente à adaptação dos curricula ao ensino e à aprendizagem na era digital e ao modo como os curricula influenciam o desenvolvimento da literacia digital nos jovens.
Onde posso obter mais informações sobre o ICILS 2018?
Pode consultar:
-
a apresentação genérica produzida pela IEA: ICILS 2018 Leaflet;
-
a Informação-IAVE sobre o ICILS 2018;
-
a página da IEA dedicada ao ICILS 2018, para ter acesso a uma descrição mais detalhada do projeto;.
-
os principais documentos relativos ao ICILS 2013: o Quadro de Referência (Framework) e o Relatório Técnico.
Pode ainda colocar as suas questões ao IAVE através do seguinte endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.